Consultar itinerários

Tarifas

Inteira: R$ 3,80

Meia: R$ 1,50



Notícias

FROTA DA VIA VERDE É APROVADA EM TESTE DE OPACIDADE

23/06/2014 10:55h

Cerca de 140 ônibus da frota da Via Verde Coletivos foram aprovados no teste de opacidade, que mede a quantidade de gás carbônico (CO2) emitida pelos veículos. Os resultados da avaliação foram bastante satisfatórios, pois a média permitida pela Norma Brasileira NBR 13.037 da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) é de 1,54k por ônibus, enquanto os carros da Via Verde ficaram com uma média 0,40k. 

 
“Esse resultado comprova o comprometimento da empresa em realizar criteriosamente a manutenção de sua frota”, afirmou Luiz Ney Costa, controlador de manutenção da empresa. 
 
O teste de opacidade foi aplicado pelo Técnico de Inspeção Veicular do Programa Despoluir, Carlos Jerônimo Júnior e tem como tem como objetivo, verificar a vida útil da frota do Transporte Coletivo e Especial no Brasil.
 
Com a avaliação, é possível reduzir a poluição atmosférica provocada por veículos automotores. Ela também é um bom indicativo do estado de manutenção do motor, fator que tem relação direta com as emissões e a eficiência energética. “É importante a aplicação do teste nas empresas, porque é possível, por exemplo, identificar se o veículo está consumindo mais combustível do que deveria pela quantidade de gás carbônico  expelido”, afirmou Carlos.
 
O Despoluir é um programa ambiental criado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com o Sest Senat e é realizado em todo o país.

FROTA DA VIA VERDE É APROVADA EM TESTE DE OPACIDADE Voltar
Valorização Profissional Responsabilidade Ambiental Responsabilidade Social Qualidade de Vida